Aos Professores Educadores

Neste dia tão especial para nossa sociedade, deixamos nosso abraço a todos os professores, dedicando a eles nossa eterna gratidão, carinho e admiração, pelas oportunidades que tivemos advindas do conhecimento por eles transferido.

Em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período.

Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal,Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase: “Professor é profissão. Educador é missão”.

Com a participação dos professores a celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Neste dia tão importante, desejamos muito sucesso a todos que abraçaram esta missão , e presenteamos a todos e todas com algumas frases do saudoso Professor Paulo Freire. Desejo saúde e paz a todos!

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”

“Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos.”

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”

“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado , mas consciente do acabamento, sei que posso ir mais além dele.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

 

AGOSTINHO MIRANDA JUNIOR

OAB MG 65504

PROTEGE SEGUROS

HÁ 29 ANOS CRIANDO SOLUÇÕES PERSONALIZADAS EM SEGURO