Aachen: Conheça a cidade em um bate-volta

O nosso Dicas de Viagens de hoje te levará à cidade de Aachen, um delicioso bate-volta para quando se está em Colônia, Alemanha.

Um passeio pela história de Aachen

Aachen fica a 90 km de Colônia, na Alemanha, cerca de 60 minutos de trem. A cidade foi fundada pelos romanos no ano de 150 d.C., nos séculos I e II, com o nome de Aquae Granni, e faz fronteira com Holanda e Bélgica. Juntas elas formam o triangulo das três fronteiras. Essa tríplice fronteira se materializa através de um monumento que representa as linhas que dividem os países e que se chama Dreiländerpunkt.

Aachen ficou famosa por suas fontes de água quente. E sabe-se que seu desenvolvimento se deu devido Carlos Magno a ter escolhido como sua moradia no século VII. Formou-se, então, um complexo onde Carlos Magno mandou erguer um palácio, a Capela Palatina e um pátio enclausurado. Quando Carlos Magno coroado Imperador em 800, Aachen tornou-se capital do Sacro Império Romano Germânico.

Aachen  Hauptbahnhof  (HBF)” – Estação Central de Trem de Aachen

A Estação Central – AACHEN HBF – é uma graça. Pequena mas bem estruturada.  Pegamos o trem, em Colônia, por volta das 9 h da manhã, lá chegando às 10 h.

                                                                                                    Estação Central de Trem de Aachen

– A aventura

Nós pegamos o trem em Colônia às 9 h e chegamos na Estação de trem de Aachen às 10 h. Fomos caminhando direto ao Centro Histórico (Altstadt). O 4G nos ajudou muito. O passeio foi maravilhoso e vimos muita coisa no percurso. Uma delas foi a Catedral de Aachen, a catedral mais antiga do Norte da Europa que fica localizada na Praça Munsterplatz.

CATEDRAL DE AACHEN

A Catedral de Aachen foi erguida por Odo Von Metz entre 786 e 800 a partir da Capela Palatina, a mando de Carlos Magno. Foi consagrada no ano de 805 pelo Papa Leão III em honra à Virgem Maria. Está localizada na Praça Munsterplatz.

É considerada a Catedral mais antiga do Norte da Europa.

Foto de Agostinho na frente da Catedral de Aachen
Agostinho em frente a Catedral de Aachen
A Catedral vista a partir da praça onde é realizada a feirinha de natal.

“RATHAUS” – ANTIGA PREFEITURA E CÂMARA MUNICIPAL

Logo após visitar essa catedral maravilhosa, passamos na antiga câmara municipal de Aachen, o edifício Rathaus – um magnífico monumento em estilo gótico decorado com 50 estátuas dos soberanos alemães. Além disso, em frente a Rathaus tinha um praça linda com uma estátua de Carlos Magno num chafariz.

Rathaus – Câmara Municipal
Praça com chafariz em frente à Rathaus e a estátua de Carlos Magno no chafariz

“PUPPENBRUNNEN” – A FONTE DOS BONECOS ARTICULADOS

Aachen é uma cidade que possui mais de 50 fontes e águas termais. Essa é uma particularidade que a coloca numa rota excelente para o turismo. O Puppenbrunnen, essa linda fonte dos fantoches, possui figuras articuladas e móveis. Um trabalho minucioso que nos impressiona em cada detalhe. O centro histórico de Aachen é bem agitado e possui uma diversidade de arquitetura, apresentando misturas flamenga, gótica e bizantina.

 

Puppenbrunnen

 

                                                                                             Outra das várias fontes de Aachen

 

A cidade de Aachen possui dois portais do período medieval. O Ponttor que fica na Rua Pontstraße é um deles.  O outro portal é o Marschiertor que está situado na Rua Franzstraße e fica perto da Estação Central de trem. São portais em excelente estado de conservação que ainda existem na Europa.

                                                                                                     Portal medieval Marschiertor

 

                                                                                        O Teatro – Fundado em 1825

 

 

 


 

FAÇA SEGURO VIAGEM!

O seguro oferece tranquilidade e proteção em viagens nacionais e internacionais, além de contar com diversos serviços e assistências para manter a tranquilidade do segurado durante a viagem. Clique aqui para saber mais e contrate seu seguro com a Protege Seguros!

 


Finalizando com um dos melhores chocolates do mundo!

Em Aachen existe a Fábrica de Chocolates da Lindt. Há, também, uma loja ao lado da Fábrica, que vende os produtos com preços mais barato ao consumidor. A loja fica na Süsterfeldstraße, 130. Da Estação Central até a loja são 10 minutos de caminhada. Não fomos até lá, mas ainda assim vale a visita!

E foi assim que finalizamos nossa visita nessa cidade linda, que, infelizmente, não consta nos roteiros turísticos. Ainda mais infelizmente, pelo fato de ser Aachen, uma cidade repleta de história e belezas naturais encantadoras.


ABOUT ME 

Rachel Miranda – Brasileira, graduada em Direito, sócia da Empresa Protege Seguros e uma apaixonada por conhecer outras culturas.