Papel Social

Ao longo destes milhares de anos como vimos na Historia Universal do Seguro , o Seguro tem sido a única forma de garantir que as sociedades possam continuar existindo após a ocorrência de catástrofes naturais, acidentes e também as guerras, que destroem grande parte das construções .

Muito interessante a reflexão do grande líder Inglês, Winston Churchil, que foi o grande nome dos aliados na derrota do maior inimigo mundial de todos os tempos, Adolf Hitler .

Churchil foi o único a acreditar na possibilidade e mais do que isso, na necessidade de enfrentar Hitler e seus asseclas,  e não  aceitar em hipótese alguma fazer acordos de paz , os quais nunca seriam cumpridos por Hitler.

Churchil, em momento de grande angustia antes de uma reunião com seu partido para tomada de decisão se aceitaria a oferta dos Nazistas de um acordo de paz ,ou se enfrentaria Hitler ,  durante o trajeto de sua casa até o parlamento, abandona seu luxuoso carro, deixando seu motorista atordoado e entra na estação de Metrô no centro de Londres com destino a estação Westminster.

Após causar alvoroço com sua presença, pois não se tinha registro até então de um Primeiro Ministro fazer uso deste transporte coletivo, durante a viagem, Churchil , como grande líder que era, se dirige a cada passageiro do vagão , perguntando a eles sua opinião se a Inglaterra deveria ceder a pressão de Hitler e aceitar um acordo de paz, ou se deveria lutar até a morte se necessário, e de forma unanime ,todos que estavam no vagão crianças , jovens idosos ,em alto e bom tom , manifestaram o apoio que ele precisava  para enfrentar  Hitler.

É neste momento que ele cria o símbolo com os dois dedos  com “ V ” da vitória e ao  descer na estação de  Westminster se dirige ao parlamento , onde toma a decisão de enfrentar Hitler , mesmo sem apoio de grande parte dos políticos de oposição, e dos países  aliados que somente mais tarde o seguiriam.

Passados os anos e após vencida a segunda grande guerra, Churchil, analisando toda a extensão da destruição de vários países sobretudo da Inglaterra, onde o seguro sempre foi uma instituição muito forte, Churchil , percebendo a dificuldade de reconstruir seu pais percebe também, que somente através das indenizações de seguros  seu pais poderia ser reconstruído.

E ao ver a grandeza e a importância social do Seguro , emite a frase celebre que viria reforçar em todo mundo a grande  importância desta grande instituição chamada Seguro, para a sociedade mundial.

É com base na reflexão deste grande líder , que certamente foi  o responsável por impedir que o império Nazista dizimasse grande parte da população mundial e assumisse o controle  perpetuando a discriminação de toda ordem e não permitindo com que as  sociedades evoluíssem de forma democrática e igualitária, que rememoramos este episódio de grande relevância para a paz mundial , e damos inicio a este trabalho de conscientização de nossos clientes e leitores, da importância do seguro e dos profissionais envolvidos em sua comercialização, para que seja mantida a  perenidade da sociedade mundial.

 

 

Agostinho Miranda Junior

Corretor de Seguros, Consultor Financeiro e Advogado