Parabéns Engenheiros! – Vocês constroem o futuro.

Desde a época das pirâmides até os castelos medievais, o homem sempre quis imprimir sua marca no mundo e provocar mudanças na paisagem natural, sempre em busca de novas maneiras de morar e ter uma vida mais prática, segura e confortável.

Algumas construções atuais são imponentes, como os arranha-céus, pontes imensas e usinas hidrelétricas, mas até mesmo as estruturas mais simples fazem muita diferença na vida de toda a sociedade. Por trás de cada uma dessas obras está um engenheiro!

O Engenheiro tem a função de criar, formular, calcular, estudar e se atualizar, além de ter suas funções sociais. Um profissional com tanta carga de conhecimentos está bastante apto a dar auxílios a comunidades menos favorecidas, por exemplo.

Com sua intelectualidade e consciência, esse profissional pode contribuir investindo em projetos que resultem em produtos e serviços que ajudem no desenvolvimento comunitário e na inclusão social.

Por isso, o engenheiro deve conseguir conservar uma visão conjunta dos assuntos, integrar as preocupações heterogêneas e também saber explicar e convencer, tornando-se tanto técnico quanto gestor de processos e pessoas.

Assim, não só basta saber dos conhecimentos empíricos, técnicos e científicos; deve-se, também, saber aplicar esses conhecimentos de forma ética e humana.

Desta forma, a engenharia passa a constituir um trabalho de síntese de encontrar soluções para problemas complexos que requerem não só os requisitos de habilidades analíticas, mas também uma grande percepção e muita sensibilidade para observar as pessoas e as questões de múltiplas maneiras.

O Engenheiro é o agente de transformação social. Portanto, deve estar comprometido no desenvolvimento de suas tarefas com total responsabilidade, seja qual for a área de atuação desse profissional.

Dr. Agostinho Miranda Júnior
SUSEP 10 0079723
OAB MG 65 504